terça-feira, 4 de agosto de 2009

Baixe a musica de hoje:Violins - Feliz demais (Bside).mp3
Ou escute:
Sai de Nazca sem conhecer as linhas. Mas ia conhecelas de um mirador que tem ha 25km depois de Nazca em direcao a Lima. Pensava que era maior, os dois desenhos que da para ver do mirador nao sao tao grandes assim. Vi a mao e a aranha la do mirador. Como sempre, chamei muita atencao dos gringos por la. Mas linhas conhecidas, segui estrada. Como sempre saio meio tarde, nao da para andar muitos quilometros. Entao fiz apenas 50km para a cidade de Palpa. Nao sei porque, mas os alojamientos tao subindo de preco, e em cidades que nao sao tao turísticas assim, mas fazer o que. Paguei 20 soles por um quarto sem nada, em Palpa.


Logo a frente, se ve o mirador. De onde se ve as linhas de Nazca.




Desenho que representa a mao.


Vista da minha bicicleta do mirador.



Sai de Palpa tarde, pra variar. E sabia que tinha uma subida logo na saida.
Mas antes de deixar os limites da cidade, eu vi varias placas com indicacao de ruinas e tudo mais... E resolvi ir em uma delas.
Era o relogio de sol da civilizacao Palpa.
Apenas 2km de terra pra fora da estrada.
Fui la, peguei 5 soles pra guia que me explicou que a civilizacao Pala era mais antiga que os Nazcas. Datava de 400 a.C. e esse relogio era desta data, por ai.
Ele marcava, alem das horas, o cambio das estacoes do ano.
Demais! Ha 2.409 anos atras este desenho estava ai, e hoje ainda esta.



Mas ta, eram meio dia, maizomenos e eu ainda nao tinha saido de Palpa.
Os 10km de subida que tirei de letra. Depois da subida, era um deserto sem nada, ate Ica. Sai com a intencao de dormir na barraca no meio da estrada, mas como depois da subida o pedal rendeu bastante, resolvi esticar ate Ica.
Cheguei em Ica eram umas 8h da noite. E logo vi o resultado do terremoto de mais de 8 graus que teve aqui fazem 2 anos. Dia 15 de agosto completam 2 anos, e ainda tem muita destruicao por aqui. Li que 80 por cento da cidade veio ao chao.
Triste nao...


Em Ica me perdi pra voltar pro hotel, a noite. Mas depois de muito perambular pela rua, achei.
Estava bem cansado e pensei em descansar um dia em Ica. Mas queria chegar logo no litoral e depois de uma noite bem dormida sai no outro dia em direcao a Pisco.

Peguei informacoes no caminho e descobri que Pisco era muito perigoso, pois tem um porto bastante movimentado e ainda tava bem destruida por causa do terremoto. Que o melhor paradeiro seria Paracas, uns 30km ao sul de Ica.

Fui pra Paracas, foram 68km de pedal. E finalmente vi o Oceano Pacifico.


A cidade era muito turistica, ou seja... Tudo caro.
Mas depois de muito perguntar, consegui um hostal por 10 soles. Mas tinha que dividir o quarto com Deus e o Mundo.
Bao, tambem.

No hostal, conheci um chileno muito gente fina. O Adolfo. No dia em que cheguei, ele me convidou pra uma cerveja. Eu disse, beleza... So uma mesmo.

Acabamos tomando 4 cervejas e depois uma garrafa de pisco, com uns peruanos la. Que me deixou muito bebado.

No dia seguinte, cheio da ressaca, fiz um passeio para as islas Ballestas, um super desconto pro Brasileiro aqui...
Logo na saida, vimos mais um desenho das civilizacoes antiga, na areia.

O candelabro, com data de 200 a.C.
Como um desenho de areia fica ai por tanto tempo?
Tem uma especie de concreto por baixo da areia.



Na isla, muita vida. Pinguins, leoes marinhos e milhares de passaros.
Realmente, tem que ter muito peixe pra alimentar esse tanto de ave.
Olha que olhar triste.

E o balanco do barco tava quase me fazendo vomitar, nem era enjoo do balance do barco. Era ressaca mesmo.
Mas deu tudo certo, voltamos pra terra firme e eu fui comer e dormir.


A cidade era muito hermosa, acabei ficando la por 3 dias. Fazendo nada... So descansando.

De Paracas para Chinca, 57km.
Agora ja tem muito movimento de caminhoes na estrada Pan Americana. Mas tambem tem acostamento. Cheguei em Chincha ao cair da noite. Peguei um alojamiento com TV a cabo. Dai, fiquei vendo Discovery Channel ate altas horas, e acordei cedo no outro dia. Mas beleza, arrumei as coisas e estrada.



Terreno plano mais uma vez, e com 52km pedalados, cheguei em Cañete.
Quarto simples desta vez. Sem tele, sem banho. Quase que nao tinha cama... hehe.
Mais uma noite bem dormida, por sono acumulado.






Hoje, pedalei de Cañete ate Asia. Acreditem, a cidade que estou chama se Asia.
Na beira do ocenao, onde nao me banhei ate hoje. Pois em Paracas, a agua era muito suja. Hoje eu ate sai pra entrar na agua, as ondas aqui sao gigantes! Mas fazem uns 2 dias que o sol nao da as caras e tava muito frio. Hoje tomei ate um chuvisco nas costas.

Mas amanha, antes de sair pro pedal, eu dou um mergulho neste pacifico.
Acho que chego em Lima amanha mesmo, 90km distantes daqui.






Ja estou com a passagem comprada, dia 10 de agosto. De Rio Branco no Acre pra Brasilia.
Mas o problema eh que estou em Lima, e nao tenho a grana do Onibus.
De Lima, terei que ir a Cusco, e depois a Puerto Maldonado, e depois a Rio Branco no Acre. Isso deve levar uns 2 a 3 dias dentro de um Onibus.

To pensando em fazer pedalando depois de Puerto Maldonado. Assim economizo com o onibus mais caro, que eh em reais.

Pois eh, infelizmente, ta chegando ao fim.





Vida de ciclista nas carreteiras, nao eh facil.
Mais um Km 106, este tem um telefone e o oceano pacifico a esquerda.








Tchau!

6 comentários:

  1. Eita garoto espertooo...vc chegou a Lima mesmo em....vc e paloma estão de parabéns!!!!muito orgulho de vcs,mas a de convir que é muito preocupante pra nós pais.Bjs SAUDADES!!!mãe.

    ResponderExcluir
  2. Que lugares LINDOS!!!!!!fotos LINDAS!!!!!mãe

    ResponderExcluir
  3. Dizem que as aguas do Pacífico peruanas são geladas, e as chicas quentes...es verdad ?

    ResponderExcluir
  4. responde um "nao sei" para o elson, por favor?

    ResponderExcluir

Valeu!