sábado, 14 de abril de 2012

Ciclocine começou!

 
04 de Abril (Brasília – Chico10 133km, leve)


Dia 04 de Abril às 6 horas da manhã saí de casa. Sozinho e sem o carrinho reboque, pra poder fazer um certo treinamento no inicio desta viagem, sabendo que eu não estava com aquele preparo todo que o carrinho ia exigir.
Chico 10














Me saí ate bem no primeiro dia. 133km sem exigir muito ate o posto do Chico10, que gentilmente me recebeu em suas acomodações.
 
Primeira fronteira
Quase fiquei lá para o torneio de sinuca...


05 de Abril (Chico10 – Lanchonete Portugal 67km, leve)
No segundo dia, pretendia ir direto pra vila de São Jorge, pois lá ia pegar o carrinho com todo o equipamento, e descansar uns dias por lá.

Acontece que o banco novo estava me incomodando muito... cada vez mais... Mas segui assim mesmo. Parei na lanchonete Portugal, que fica ao pé da subida pra chegar em Alto Paraíso. Resolvi dar um mergulho no rio pra passar o calor e senti as nádegas ardendo! O atrito com aquele maldito banco de couro, duro, que custou 100 dólares, me arrancou a pele da bunda! Li em vários lugares que ele era o mais aconselhável pra fazer cicloturismo, mas não foi. Aí a solução foi pegar aquela carona básica com a Gabi até são Jorge, e lá cuidar do machucado e tentar arranjar outro banco.
A melhor função que achei para este banco até agora.

06, 07 e 08 de Abril (Descanso e passeios leves em São Jorge)
Ficamos 2 dias lá e visitamos algumas cachoeiras, vale da lua e raizama...  Não sabia ainda como ia conseguir outro banco. Estava com planos de deixar minhas coisas em são Jorge e voltar pra Brasília num bate volta só pra  comprar outro la  ou  qualquer um  em Alto Paraíso mesmo.Quando fui negociar com o Pedu, do Camping espaço flora, pra deixar minhas coisas lá,  me surgiu o Pedro, já o conhecia de outra viagem à são Jorge uns meses atrás, que me ofereceu o banco dele, pela módica quantia de 40 reais! Fechado! Consegui o banco de ultima hora, dos meia boca, calypso. E: Estrada!
Decidi enviar algumas coisas de volta, como o computador e as sapatilhas fechadas, pra ficar mais leve.


08 de Abril (São Jorge – Valdomiro 23km, pesado)
Fundos do rancho do Valdomiro
Já eram 2 da tarde quando eu parti de Sao Jorge, carregadíssimo! Saí com a intenção de ficar no rancho do seu Valdomiro,pra não ter que dormir em Alto. Me receberam lá com uma certa desconfiança, a gente saca isso... la deve ser a rota dos hippies sangue suga que habitam a região. Dei a idéia de projetar os filmes, que também não foi muito bem aceita. Ok. Ai deu 7h da noite, todo mundo foi embora e eu fiquei lá sozinho, foi uma noite longa. Mesmo sem saber  toquei gaita pra lua cheia. 












09 de Abril (Valdomiro – Isaura 63km, pesado)
A bicicleta caiu e quaaase quebrou a peça que engata o carrinho
Saí junto com o sol, sem tomar café da manhã, cheguei em alto. Passei batido, comprei um óculos escuros (pois os meus ficaram em algum lugar lá na cachoeira Raizama) e estava seguindo para Terezina – GO, mas peguei informações e achei melhor enfrentar a estrada de terra pra cortar o caminho pra Nova Roma, e depois: Posse. Eram mais de 120km só de terra, e lá fui eu com os pneus inadequados, fiquei com preguiça de trocar. Fui com um 1.50 na frente e um 1.25 atrás. No total desse dia pedalei 63km. Sendo somente 20km de asfalto e o resto terra, areia, lama, subida e mais subida. Acampei na casa de Dona Isaura, e lá sim fui bem recebido! Mas eu estava tão cansado que nem propus a idéia de passar o filme. 
A garupa dianteira não durou uma semana da viagem.

Estava montando minha barraca na casa de dona Isaura, quando chega um cara de moto perguntando se aquele cadeado que estava no meio da estrada era meu, verifiquei e vi que era. Aí ele disse que estava logo ali, pra eu ir lá pegar. já estava com a bicicleta leve então fui atrás, mas não achei e voltei. Aí pedi pra ele ir lá pegar, que eu dava uma gorjeta...  ele ficou me olhando parado... aí eu falei: 4 reais! Ele deu um pulo e foi rapidinho....

Desisti de ir pra terra ronca, ia dar uma volta imensa, até ai tudo bem. O que me fez desistir foi a falta de grana mesmo... o orçamento ta muito apertado e não ia ter grana pra fazer nenhum passeio lá... cidades turísticas são sempre muito caras.
Realmente, alumínio não é o material adequado pra fazer oque eu faço.
































10 de Abril, (Isaura – Rio Paranã, 52km, pesado)
 foram mais 52km de lama e mais lama! Mas sem tantas subidas. Demorei mais de 5h pra fazer 42km de terra. Caí em alguns mata burros com o carrinho, e tomei carreira de uma boiada! O coração veio no pescoço! 
 Peguei um atalho pra chegar direto em Iaciara sem ter que passar em Nova Roma, por dentro das fazendas. Massa! Parei num bar na beira do rio Paranã, cheguei lá na hora da chuva, fui cercado por uns 8 a 10 cachorros que latiam incessantemente ate que um me mordeu o calcanhar ,ai eu apelei! Não tinha ninguém por ali... fiquei sentado na cadeira esperando. Logo alguém acordou e fui recebido, armei a rede. Falei dos filmes, que queria projetar um filme do mazzaropi, eles até conheciam, um cara se interessou mais... mas sem sucesso “é que eu durmo cedo” e outras desculpas... mais uma noite sem projeções. O povo vai ver novela!!! Poxa... 










11 de Abril (Rio Paranã – Iaciara 28km, pesado)
Foram apenas 28km ate a cidade de Iaciara, o pneu do carrinho furou, eu pensei que isso não fosse rolar tão cedo, mas furou. Cheguei na cidade e não fui almoçar, descolei onde dormir a 10 conto e fui tomar uma cerveja com são João da barra. Fiquei alegrinho e vi um atropelamento. Uma moto dessas que rebocam botijão de gás atropelou um menino de bicicleta e jogou o coitado pra cima, a roda virou um 8 e o menino ficou super assustado. Todo mundo ria dele, fizeram aquela algazarra. Acalmei o e fui com ele até sua casa, deixar a bike.




12 de Abril (Iaciara – Rosário 68km, 38km pesado e 30km leve)
38km de terra até Posse, mas não tinha lama! Ufa! :D
Em Posse fui logo atrás de despachar o carrinho, já que não fiz nenhuma projeção até agora, e as cidades que vem a frente são maiores, resolvi despachar o carrinho pra Brumado – BA, distante uns 530km de posse. Assim posso passar pela BR349 rápido, pois são uns 200km sem naaada!
Noite fria em Rosário
Sabia que iria ter dificuldades pra despachar o carrinho, pois eles sempre pedem a nota para enviar. Dito e feito, sem nota não dá...  conversei, expliquei do projeto e pronto! Ta feito! E o cara ainda me cobrou bem barato pelo serviço, 30 reais.
Daí comi uns pães de queijo e peguei estrada, 30km até o povoado de Rosário, bem na divisa de GO e BA. Já eram 4:30 da tarde...
No caminho, um cara com uma motinha POP100 encosta do meu lado, estava numa descida, não quis perder o embalo e segui. Ele veio e perguntou:
-Não é você que foi de bicicleta para o Peru?
Fiquei impressionado com o reconhecimento do meu trabalho! No meio da BR020!
Aí ele me explicou que havia vendido uma câmera fotográfica pra mim antes dessa viagem.
Já era noite quando cheguei em Rosário, não ta nem no mapa! Comi um PF de 7,50 e fui descolar onde dormir... Os hotéis todos muito caros, cheguei ao posto de gasolina e fiz amizade com uns caminhoneiros. Ficamos até altas horas conversando, falando borracha e uns tomando cachaça. Armei a rede no posto e fui dormir, com o passar da noite foi ficando mais frio... mais frio... coloquei todas as roupas que eu tinha, mas mesmo assim não foi suficiente. Passei um frio desgramado! Nem dormi direito...










13 de Abril (Rosário – Posto BR349 113km, leve)
Estava decidido que iria fazer os 200km até Correntina, mas no caminho vi que não ia dar, estava com muito sono! Parei 2 vezes pra dormir na rede. A estrada realmente dá sono, só um retão sem fim... cheguei no posto que fica no meio do caminho, e tinha uma pousada. Consegui um quarto e um PF por 20 reais, massa! Assim me sobraram 12,00.

14 de Abril (Posto BR349 – Correntina 102km, leve)
Já sabia a pedreira que ia ser, igual ao dia de ontem, mas agora sim com uma noite bem dormida. Tomei aquele cafézinho meia boca e peguei estrada às 6:30.  Poucas coisas pra comer, mas me virei com 4 maçãs 3 pães de queijo duros, granola e muito power gel, que ganhei de um apoiador. Mas sempre tudo muito plano, mantendo uma média de 23km/h. No finalzinho começaram as subidas e descidas, tava até com saudades... Mas logo cheguei na cidade, fui direto a lotérica ver se tinha pintado mais um troco, e já passava do meio dia, estavam todas fechadas. Aí, to aqui sem grana nenhuuuuma... gastando só no cartão de crédito... prometi pra mulher do hotel que pagaria ela na segunda, assim que as lotéricas abrissem.














É isso aí, até agora foram 670km em 13 dias de viagem, está mais acelerado do que o previsto. Tudo bem, quando resgatar o reboque e chegar na chapada e no litoral deve demorar mais... Pedalei 7 dias seguidos, usualmente faço 3 dias de pedal e 1 parado... Pois bem, por isso vou ficar aqui em correntina de pernas pro ar amanhã, no máximo vou ali nas: 7 ilhas, que me disseram que é bonito.

Beijo!


Um comentário:

  1. O cara que se interessou foi meu vô li isso para ele ele riuu ele agora esta akki em brasilia

    ResponderExcluir

Valeu!