quinta-feira, 23 de abril de 2009






Eita demora pra postar hien... Mas teve de ser.
Pois bem, estavamos na Chapada dos Guimaraes.
(a partir de agora, vou ignorar alguns acentos... Pois nao tem aqui no teclado)
Na chapada, nao saimos muito pra conhecer as cachoeiras, fomos em apenas duas. Uma que ficava no nosso camping, era so andar uns 300 metros.

Janta.


Depois de 4 dias de papo pro ar, fomos para Cuiaba, que fica a 70km da chapada e è so descida. Acabamos saindo tarde da chapada, por volta de 12:00. Mas estavamos tranquilos pois tinhamos um ou mais de um lugar para nos hospedar. Ao chegar em Cuiaba, por volta de 7h da noite, descobrimos que estavamos sem lugar para ficar. Quem ia nos hospedar nao atendeu, e tivemos que procurar um hotel barato pela cidade... Barato e quente.





Em Cuiaba, tinhamos que trocar a carteira de vacinacao por uma internacional, e pegar algumas encomendas que nossos pais mandaram pelo correio. Coisa que nos tomou o dia todo, e tivemos que ficar mais um dia no quartinho quente e abafado.





Eu estava prevendo que precisava trocar alguns itens da minha bicicleta. Como corrente e pneus... Mas estava esperando chegar na Bolivia para isso, pois ia gastar menos comprando na Bolivia. Mas a corrente nao aguentou e se partiu em Cuiaba. Tive que trocar, e consegui um desconto muito legal na bicicletaria K Cyclo.




Falando em bicicletaria.... Sempre que preciso de algo para bicicletas, procuro uma loja e proponho uma troca de favores... Um desconto em troca de uma foto aqui... E eu esqueci de citar um pessoal que me ajudou la em Primavera do Leste MT... Ciclista Primavera... Luan, Obrigado!




De Cuiaba seguimos para Caceres, onde precisavamos de um documento de premissao de entrada na Bolivia, e la fomos...



De Cuiaba a Caceres, sao 170km. Que nao da pra fazer em um dia. Mas no meio do caminho haviam muitos postos de gasolina onde dormimos. No primeiro dia no posto Pantanal, apenas 40km depois de Cuiaba. Dormimos na rede, pela primeira vez na viagem.


No segundo dia, um pedal de 80km ate o Posto 120. Onde dormimos na rede denovo.



No terceiro dia iamos chegar em Caceres, dormir em um Hotel e resolver estas coisas da Policia Federal, mas no caminho havia outro posto, nao resistimos... mais uma noite de rede no posto.









Finalmente Caceres, esta cidade nao estava nos meus planos... Todos me falaram que era muito perigoso, e tal... Entao, pegamos a nossa permissao na Policia e nos mandamos para um Hotel que sabiamos que ia ter a 40km depois de Caceres.











Chegamos e o hotel estava lotado, cheios de pescadores. Pedimos para acampar, mas o funcinario nao gostou da ideia... Mas nos indicou outro hotel mais a frente. Fomos la e foi uma maravilha! Encontramos o Vilson, que nos hospedou num otimo quarto sem nos cobrar um tostao, e nos trouxe mais tarde pamonhas, laranjas e mexiricas.


Indo para San Matias...

Saimos tarde... Umas 10h da manha. Sol quente na cabeca, e um pedal de 50km. Nos custou chegar a san matias, pois estavamos pedalando ha uns 5 dias seguidos e queriamos descansar.

Chegamos na Policia Federal, tinha uma fila de carros passando pela fiscalizacao, e quando o policial nos viu, pediu que passassemos a frente de todos... hehe! Viu nossas identidades e seguimos.



Depois de algumas paradas para comer laranja com pao, chegamos numa estrada de terra... Provavelmente Bolivia, andamos mais um pouco, vimos o exrcito e eu quase que fui apresentando os documentos para o cara que vende agua um pouco antes da fronteira. Mas ele disse: Siga.


Uma barreira e um menino com cara de 14 anos de idade com um fuzil na mao me disse: Siga.




Pronto, chegamos na Bolivia. O pre adolecente nem perguntou meu nome, so disse Siga.


E antes de chegar em San Matias, na estrda de terra cheia de costelas,


onde parece que a bicicleta vai parir ao meio. Nesta estrada eu escuto: Cataplaft! E a Paloma no chao... Caiu e nao deu pra tirar a sapatilha do encaixe. Resultado: Joelho no chao...


Dor, gritos, alcool e uma menina tentando chegar em San Matias apenas com uma perna. Bem... Chegou.




Mas la, decidimos pular o trecho de terra. E è um trecho muito grande, com poucas cidades no meio e pouca agua... Varias pessoas me alertaram sobre esta regiao depois de San Matias. Decidimos tomar um Autobus... e podemos constatar, que iamos nos arriscar demais neste trecho... Com distancias de 90, 100km entre as cidades. Entao Pegamos um onibus em San Matias para Santa Cruz de la Sierra. 700km de distancia, desses 700km cerca de 500km era de terra... Foi o muito cansativo enfrentar as 18 horas de viagem...


Cada passagem, custou 120 bolivianos. Coisa de 40 reais. Mais 60 bolivianos pelas bicicletas.


Entao gastamos 320 bolivianos, coisa de 100 reais.






Mas nao pensem que vamos pular esta parte da viagem e pronto. Pedalar menos. Vamos ficar uns 3 ou 4 dias aqui em Santa Cruz, para o joelho da Paloma melhorar e vamos pedalando para Uyuni, mais ao sul da Bolivia. Que nao estava no roteiro antes.

Vamos adicionar mais 500km a nossa viagem, passando por Uyuni.















Quero agradecer a todos que colaboraram com esta viagem, monetariamente e espiritualmente. A todos os apoiadores: Dante, da La roche Joalheria; Aurelio Caldas do Racnho Black River; Leandro da loja Bike Sport; Kleber da loja RK Bike; Josue da loja Brass Bike; Casinho do Caiçara Sanduiches Naturais; Eletroshow; A Valeria da Rede Igrejinha; Ao Milton Monstro; A Ana Suely e Elson; Aos meu pais Jose e Ceia; A Minha Avo Nair; A Simone e ao Gustavo. Ao pessoal do meu antigo churrasquinho da 106: Rui do Carmo, Nick Fralda, Cabao, Grilo, Silio, Aurelio, Casinho, Dante, Andre, Brinco, e por ai vai.... Valeu galera.


Pneu da Paloma.


Pneu do Fabio.




Um varal diferente.






13 comentários:

  1. Fui a primeira!! To falando que to dando plantão nesse blog!! Saudades!! Bjs p/ vcs!! Agora vou no blog da Paloma!

    ResponderExcluir
  2. Gente agora estou comentando diretoo,adorei seu blog,só fiquei triste pq no posto 120 eu acordei cedo pra tirar foto cm v6,mais já tinham partido,:'(
    mais tudo de bom pra v666 aiii

    ResponderExcluir
  3. ha....fiquei de plantao neste blog e sou a segunda....mas tudo bem, vcs sao dimaisssss... cuida bem do joelho da Paloma, abre seu e-mail que tem recado meu pra vcs.Bjs Fiquem com DEUS!Ceia

    ResponderExcluir
  4. parabem, meu por seu bom senso de segurança isso mesmo saudade .. seu pai.

    ResponderExcluir
  5. Isso ae Fabão, sempre em frente!!!

    ResponderExcluir
  6. eeee baxinha q tah pedanaldno capengando prum lado soh, soh suja um lado do pneu, tah precisando de rodizio de pneu!!!e o joelho hein??? naum tem graça se num cair de novo neh???cuidado guria!!!!!boa viagem pra vcs e me tragam uma coca pra eu mascar tah!!!
    =*******

    ResponderExcluir
  7. nóóóó... uyuni é no meio do deserto!

    sinistro.
    maneiro.

    uahauhauha

    eai, vcs vão subir pelo litoral?

    cara, ceis são louco. heuheu

    vamo nessa.
    é saudável ir.

    beijo fabio
    beijo paloma

    ResponderExcluir
  8. pq ceis não passam no chile?
    tipo Antofagasta.
    no norte.

    é lindo. vê foto aí!

    no sul da bolivia só tem índio.
    no norte do chile tem praia mais quente...

    bjo!

    ResponderExcluir
  9. http://pt.wikipedia.org/wiki/Iquique

    IQUIQUE!!!

    TAPARACÁ!
    tem vinho bom!!!!!

    ResponderExcluir
  10. Issa!!!
    Vão que vão, galerinha!!!
    Rompendo fronteiras!

    SIGA!!!!

    Positividade!!!

    ResponderExcluir
  11. essa aventura ta demais,é de fazer inveja!vai com calma,to gostando de ve.to aqui com Ze Hamiltom.abraços e boa viagem!

    ResponderExcluir
  12. Nooooooossa Palomildes!

    Muito bom hein! E aí? Ta tudo de boa? Se amarrando na aventura?

    Tô sempre lendo o blog, mas sem muito tempo pra postar! To A-DO-RAN-DO!!!! E amei o varal auehauehuah!

    Isso mesmo, isso mesmo! Pra frente e vai que vai!!!

    Tudo de bom aí querida! Muita força!!!

    Beijos

    ResponderExcluir

Valeu!