quinta-feira, 21 de maio de 2009

Potosi, a cidade mais alta do mundo.

Ola a Todos, Escrevo de Potosi na Bolivia.
Cidade muito fria e seca a 4.000 metros do nivel do mar, e foi um sufoco chegar aqui.
Da ultima vez que escrevi, estavamos em Mayrana, a 1.500m do nivel do mar
De Mayrana Fomos para Quime, um pedal de 50km com muitos sobe e desce.
Saimos de Quime e pegamos terra para Aiquile, nos cansamos um bocado pois o pedal foi de 70km.





Jantamos Legumes com pasta de alho!


De Aiquile pretendiamos chegar em Sucre, girar 70km de terra em um so dia, o que nao foi possivel e dormimos um um povoado que nao me recordo o nome, 30km antes de Sucre. La nao havia Alojamiento, e tivemos que gastar uma labia e uma plata para dormimos em na casa de uma familia.





Finalmente Scure!


Pedalamos 30km e ao chegar em sucre encontramos um casal de Holandeses que estavam viajando de bike tambem. Paramos trocamos umas palavras em portonhol/ingles e fomos para o Alojamiento Potosi, que ja estavamos com o endereco.
A Bolivia esta completando 200 anos de independencia, agora dia 25 de maio. E na cidade de Sucre estava em festa, todos os dias tinham festividades na Plaza 25 de Mayo, Dancas tipicas, shows a ate competicos de bicicleta.



No alojamiento conhecemos outro casal de cicloturistas, Ana e Guilherme (adaptacao do nome para o portugues). Eles sairam de Buenos Aires e estao subindo para o Peru tambem, quem sabe nos encontramos mais na frente.
Eles tinham uns equipamentos beeem melhores que os nossos. Os alforges, as bikes...
Pois compraram tudo na Alemanha, onde o cicloturismo eh muito mais forte que aqui.

Espanhois, Franceses, Canadenses, Suicos e nos, Brasileiros!


Precisava trocar meus pneus, pois ja estavam muito gastos. Achei uma otima bicicletaria. Onde troquei a lhanta (pneu) e coloquei uma garupeira dianteira na bicicleta, pois estava com muito peso e a bike estava muito instavel. Tudo muito barato.

O pneu, que no Brasil paguei 50 reais, aqui saiu por 17 reais. A garupeira tambem foi este preco.

Valeu Richard! Da Bicicleteria Estrada.
Em Sucre sofremos o primeiro furto. Fomos tomar um suco e paramos as bikes na porta da loja, estava a nossa vista e tudo.
Mas o alforge nao estava a vista. Alguem abriu o alforge (que estava quase todo vazio) e pegou o oleo desengripante.
Creio que o que mais acontece aqui na Bolivia eh isso, pequenos furtos. Pois o outro casal cicloturista tambem nos relatou que sofreram pequenos furtos.



Depois de muito esperar em Sucre, por umas encomendas que estavam vindo do Brasil.
Coisas como Casacos, tenis, Luvas que nossos pais nos enviaram. Saimos de Scure, cerca de 1h da tarde, e sabiamos que havia poucas coisas no caminho, nem restaurante nem alojamiento...

Entao fizemos apenas 15km no primeiro dia, pois na cidade de Yotala que havia Alojamiento e decidimos ficar la.


De Yotala, fomos para Millares, um pedal de 40km. E para nossa surpresa, havia comedor (restaurante) e alojamiento.
Saimos de Millhares com todo mundo nos falando: Ha muitas subidas, nao vai ser facil.
E nao foi mesmo, pedalamos o dia todo e rendeu apenas 20km. No final nos estavamos parando a cada 200m para descansar, pois a subida nao parava e mascando muita folha de coca.

Estavamos querendo chegar em Betanzos, mas deu 5h da tarde e encostamos numa casinha onde fomos muito bem recebidos e armamos a barraca.


Todos estavam fazendo muitas perguntas, e achando tudo engracado. Ate eu pedir para tirar uma foto. Eles disseram que so tinha foto se nos dessemos plata. Eu disse que sim, que os ajudaria, mas nao eramos ricos. Eles queriam 50 bolivianos, e eu disse que nao tinha essa grana. Acabamos fechando por 10 bolivianos.



No dia seguinte, pela manha, uma mulher veio cobrar a plata. Eu dei 10 bolivianos mas ela queria mais, eu disse novamente que nao eramos ricos, e tudo que podia dar era aquilo. Dai ela comecou a pedir coisas. Primeiro pediu medicina para dolor de cabeca (remedio para dor de cabeca) e nos demos, depois ela queria o nosso fogareiro, que eles ficaram encantados em nos ver cozinhando em 15 minutos um macarrao. Eu disse que nao podia dar, pois precisavamos para fazer comida, obviamente. Entao ela pediu qualquer coisa, e eu disse que tudo que carregavamos precisavamos, e nao podia dar mais nada. Senti um clima meio hostil e saimos rapidinho...

Depois disso, compramos um monte de remedios... Pra dor de cabeca, pra dor de estomago e etc. Se pararmos em uma outra casa como esta, ja chego distribuindo remedios.

Ah! E em uma outra cidade, uns meninos vieram me pedir lapiseiras. E eu nao tinha... Depois disso, comprei um monte de lapis e vamos fazer uns caderninhos com nossa imagem na capa para distribuir dentre as criancas. Com certeza vai ser legal fazer isso.




Depois pedalamos 30km para chegar em Betanzos, uma cidade no meio das montanhas, e sempre frio.
Alojamiento a 40 bolivianos, tudo bem, o preco. Mas depois que a mulher sacou que eramos ´gringos´ disse que para tomar banho era mais 10 bolivianos.





Estavamos com um problema de camara de ar. Desde Sucre. nos nao tinhamos mais camaras reserva, pois aqui eh outro padrao do ´bico´ da camara. Que nao servia na minha bomba.
E em outra bicicletaria o Wilson, me abriu os olhos...
Disse que minha bomba dava sim para este padrao de bico, era so mudar para ´bico fino´ como chamamos no Brasil.
E tambem descobrimos que o Wilson, dono da Bicicleteria eh compadre do Richard o dono da bicicleteria de Sucre.
Os dois competiram de bike aqui na Bolivia.


Pra variar saimos tarde de Betanzos, por volta do meio dia. E de Betanzos para Potosi eram 50km so de subidas tambem, mas nos acalmaram que era uma subida nao muito imgreme, mas durava 40km.
Entao saimos com o pensamento de acampar na beira da estrada. No caminho passamos pelo povoado de Don Diego, onde tinhamos lido que ali havia uma pscina de aguas quentes construida pelos espanhois ha muito tempo. Fomos visitar.
Nao vi nada demais, uma pscina que nao devia ser lavada desde a epoca dos espanhois. Demos um mergulho, fizemos um almoco, que pra variar foi macarrao com sopa e seguimos estrada.

Por vola de 5h da tarde decidimos parar e acampar na beira da estrada, atras de um morro, bem escondidos. E logo o frio comecou a pegar.
Fizemos a janta, macarrao com sopa, e fomos dormir.

Passei a noite mais fria da minha vida.
Dentro da barraca, estava marcando 5graus.
Descobri que um dos sacos de dormir (o que eu estava usando) nao era apropriado para este frio.
Quase nao preguei o olho esta noite, com os pes gelados nao tem como dormir. E estavamos usando todas as roupas de frio que tinhamos.
2 casacos, 2 calcas, 2 meias, gorro que cobre a face e o frio constante.

Estava contando as horas pro sol nascer e esquentar o ambiente, mas demorou um bocado.
Mudamos o cardapio no cafe, fizemos apenas a sopa e deixamos o macarrao de lado.
E 16km depois, chegamos em Potosi!
A cidade mais alta do mundo!













































Acabamos de ter uma surpresa indesejavel!

Verificando o saldo do banco, vimos que tem um saque a mais do que fizemos em Sucre.

Ao sair de Sucre, fiz um saque de mil bolivianos, e pra minha surpresa o dinheiro nao saiu... Eu fiquei doido na hora, chamei o guarda do banco com o papel de comprovante de saque na mao (que eu ainda nao tinha lido) e ele veio e leu. Dizia que nao havia mais dinheiro no caixa eletronico, era isso que dizia o papel... Ufa!

Dai fui a outro caixa e saquei mil bolivianos.

E vendo agora no extrato, esta debitando os dois saques!

Agora vamos correr atras disso daqui da bolivia... ARRGHHH!

tomara que de certo!

E outra novidade, eu vou pedalando sozinho o trecho entre Potosi e Uyuni. Pois a Paloma esta resfriada e quer descansar aqui. Entao decidimos nos encontrar em Uyuni e cruzar o Salar pedalando...

quinta-feira, 7 de maio de 2009

Uma imagem diz mais que mil palavras.

Carrinho de bebe na Bolivia eh assim.




Estradas com curvas que mais parecem um circulo.





Frio de meio dia, 18 graus.




Estrangeiro tem que ta com grana.
Nao entramos.



Valeu rodrigo.



Las cuevas, cachoeira sem poco para banhar e a agua eh pura areia.





Em Bermejo, primeiro dia que pegamos um friozinho.




As pedras rolam ladeira a baixo mesmo.




Hay un encosto en tu vida.




Cachorro verde. Tadinho.




Esse ai tentou me picar. Tentou mas errou, olha ele ai sem bunda.



Hasta luego.

terça-feira, 5 de maio de 2009

Samaipata

Ola pesdsoal, estamos em Samaipata na Bolivia. A cidade esta a 1.600m do nivel do mar e ja faz um frio de lascar... A noite marca 10 graus.
A cidade é bastante turistica... Como se fosse uma Pirenópolis pra Brasília. Feriado sobe todo mundo de Santa Cruz para cá.
Sobe mesmo.
Mas nao so Santa Cruz, do mundo todo. Temos como vizinhos chilenos, franceses, holandeses e até israelenses...
Estavamos planejando visitar um Parque Arqueológico que fica a 10km daqui, e so subida. Enfrentamos mais de 1h de subida, e chegando la... Para extrangeiros era o preço de 100bs por nos dois. Tentei negociar mas sem muito sucesso. Acabamos nao chegando a um consenso e descemos o morro sem conhecer o parque.
Sei que 100 bolivianos nao é muito, cerca de 30 reais, mas estamos muito apertados de grana.
Nao por falta de planejamento, mas muitos apoiadores nao estao cumprindo as datas e isso esta atrapalhando o andar da viagem.
Saimos de Santa Cruz e limpamos a conta, pois sabiamos que nao ia ter nenhum caixa para sacar o dinheiro ate Sucre. Mas o que saimos nao foi o suficiente e tive que ir ate santa cruz de onibus para sacar mais alguma coisa que depositaram. Que me custou o dia todo e 50 bolivianos.

Mas nem tudo esta perdido, consegui arrumar o velocimetro e as bicicletas estao limpinhas e reguladas... Graças a ajuda de mi hermano Rodrigo. Que me deu vários toques na Bice e no Espanhol.


Nao vai dar para carregar fotos hoje, pois a internet aqui é de escada...


Gracias.