terça-feira, 28 de abril de 2009

E nao deu pra sair hoje...
No meio da noite a Paloma teve uma 'reviravolta' na barriga e acordou mal...
Eu disse: Essa alface ai eu nao como nao
Mas ela comeu, acho que deve ter sido isso...

Entao a saida ficou para amnha... rumo a Samaipata.


Te!

Outra coisa:
Nem todos sabem, mas antes de partir para esta viagem, antes mesmo... Um dia antes. Eu gravei um disco.
Um disco solo.

Com o nome de: X Tudo.

Ia fazer o lancamento e tudo... Mas como ficou tudo para a ultima hora, nao deu tempo. Mas o disco esta pronto, e esta aqui! Ao alcance de todos, eh so clicar:

http://rapidshare.com/files/226810662/X_-_tudo__03.2009__Fabio_Moraes.rar.html

Instrucoes para o Download:
Clique uma vez sobre o link.
Vao aparecer dois velocimetros, clique no botao FREE USER, em baixo do velocimetro esquerdo.
Voce tera de esperar cerca de 30 segundos.
Espere.
E pronto, Clique em Download e salve o arquivo em seu computador.

Depois de salvo, tera de descompactalo...
Aih vc chama seu sobrinho que ele faz isso pra vc...



ou vc pode arrastar o icone com o botao direito e descompactalo na area de trabalho.

Agora sim.

Tchau.

segunda-feira, 27 de abril de 2009


Ultimo dia em Santa Cruz. Dia de vermos o extrato, ja que nao tinhamos acesso a conta ha muito tempo. E vimos que estavamos 80 reais no negativo. Muitos apoiadores ainda nao contribuiram. Amanha eh dia de cobrança... ehehe
A pesar de nosso dinheiro valer muito mais aqui, nao estamos com verba o bastantepara fazer umas 'compras' que iamos fazer. Coisas como casacos, calças e sapatos. Para o frio desta regiao alta.
Hoje enviei num onibus, a barraca um pneu e os isolantes termicos. creio que diminui uns 4kg a 5kg de carga, para enfrentar a subida. Mandei para a cidade de Sucre, que fica a uns 2.000m do nivel do mar e uns 500km daqui.
Amanha seguiremos para Samaipata, que fica a 120km daqui e 1.100m mais alto. Devemos fazer este trecho em 2 dias.
Aqui esta um mapa com indicaçoes de altitude e as cidades que iremos passar.
Gracias!

sexta-feira, 24 de abril de 2009

E parados estamos aqui em Santa Cruz de la Sierra. Hoje choveu o dia todo, nao deu pra ir atras das lojas de bike, pois precisamos de um velocimetro, pneus e lavar as bicicletas. Tambem nao deu pra dar uma volta e fazer uma pesquisa de preços em casacos, caças e botas. As coisas daqui sao muito baratas mesmo. Com 300 reais se compra um Lap Top do bom. As cameras entao... Nao quero nem olhar, da vontade de comprar muita coisa. Mas nao da, o dinheiro esta todo contado.
A higiene aqui eh foda, nao da vontade de comer as coisas. Em toda Bolivia ha 2 supermercados, as comidas sao vendidas so nessas barraquinhas na rua e eles pegam tudo com a mao. E so tem frango pra todo lado. Uma refeiçao custa em media 8 bolivianos (2 reais e pouco). Um hotel melhorzinho, uns 80 bolivianos. Mas estamos em um alojamento que custa 50 bolivianos.

Mas ta, aqui estao duas fotos que tirei dos mapas.
Uma da parte em que pulamos, de San Matias ate Santa Cruz:











E esta outra da parte de adicionamos, de Santa Cruz ate ate La Paz passando por Sucre, Potosi, Uyuni, e Oruro.




Devemos sair de Santa Cruz em 2 dias e Subir as cordilheiras andinas.

Bye!

quinta-feira, 23 de abril de 2009






Eita demora pra postar hien... Mas teve de ser.
Pois bem, estavamos na Chapada dos Guimaraes.
(a partir de agora, vou ignorar alguns acentos... Pois nao tem aqui no teclado)
Na chapada, nao saimos muito pra conhecer as cachoeiras, fomos em apenas duas. Uma que ficava no nosso camping, era so andar uns 300 metros.

Janta.


Depois de 4 dias de papo pro ar, fomos para Cuiaba, que fica a 70km da chapada e è so descida. Acabamos saindo tarde da chapada, por volta de 12:00. Mas estavamos tranquilos pois tinhamos um ou mais de um lugar para nos hospedar. Ao chegar em Cuiaba, por volta de 7h da noite, descobrimos que estavamos sem lugar para ficar. Quem ia nos hospedar nao atendeu, e tivemos que procurar um hotel barato pela cidade... Barato e quente.





Em Cuiaba, tinhamos que trocar a carteira de vacinacao por uma internacional, e pegar algumas encomendas que nossos pais mandaram pelo correio. Coisa que nos tomou o dia todo, e tivemos que ficar mais um dia no quartinho quente e abafado.





Eu estava prevendo que precisava trocar alguns itens da minha bicicleta. Como corrente e pneus... Mas estava esperando chegar na Bolivia para isso, pois ia gastar menos comprando na Bolivia. Mas a corrente nao aguentou e se partiu em Cuiaba. Tive que trocar, e consegui um desconto muito legal na bicicletaria K Cyclo.




Falando em bicicletaria.... Sempre que preciso de algo para bicicletas, procuro uma loja e proponho uma troca de favores... Um desconto em troca de uma foto aqui... E eu esqueci de citar um pessoal que me ajudou la em Primavera do Leste MT... Ciclista Primavera... Luan, Obrigado!




De Cuiaba seguimos para Caceres, onde precisavamos de um documento de premissao de entrada na Bolivia, e la fomos...



De Cuiaba a Caceres, sao 170km. Que nao da pra fazer em um dia. Mas no meio do caminho haviam muitos postos de gasolina onde dormimos. No primeiro dia no posto Pantanal, apenas 40km depois de Cuiaba. Dormimos na rede, pela primeira vez na viagem.


No segundo dia, um pedal de 80km ate o Posto 120. Onde dormimos na rede denovo.



No terceiro dia iamos chegar em Caceres, dormir em um Hotel e resolver estas coisas da Policia Federal, mas no caminho havia outro posto, nao resistimos... mais uma noite de rede no posto.









Finalmente Caceres, esta cidade nao estava nos meus planos... Todos me falaram que era muito perigoso, e tal... Entao, pegamos a nossa permissao na Policia e nos mandamos para um Hotel que sabiamos que ia ter a 40km depois de Caceres.











Chegamos e o hotel estava lotado, cheios de pescadores. Pedimos para acampar, mas o funcinario nao gostou da ideia... Mas nos indicou outro hotel mais a frente. Fomos la e foi uma maravilha! Encontramos o Vilson, que nos hospedou num otimo quarto sem nos cobrar um tostao, e nos trouxe mais tarde pamonhas, laranjas e mexiricas.


Indo para San Matias...

Saimos tarde... Umas 10h da manha. Sol quente na cabeca, e um pedal de 50km. Nos custou chegar a san matias, pois estavamos pedalando ha uns 5 dias seguidos e queriamos descansar.

Chegamos na Policia Federal, tinha uma fila de carros passando pela fiscalizacao, e quando o policial nos viu, pediu que passassemos a frente de todos... hehe! Viu nossas identidades e seguimos.



Depois de algumas paradas para comer laranja com pao, chegamos numa estrada de terra... Provavelmente Bolivia, andamos mais um pouco, vimos o exrcito e eu quase que fui apresentando os documentos para o cara que vende agua um pouco antes da fronteira. Mas ele disse: Siga.


Uma barreira e um menino com cara de 14 anos de idade com um fuzil na mao me disse: Siga.




Pronto, chegamos na Bolivia. O pre adolecente nem perguntou meu nome, so disse Siga.


E antes de chegar em San Matias, na estrda de terra cheia de costelas,


onde parece que a bicicleta vai parir ao meio. Nesta estrada eu escuto: Cataplaft! E a Paloma no chao... Caiu e nao deu pra tirar a sapatilha do encaixe. Resultado: Joelho no chao...


Dor, gritos, alcool e uma menina tentando chegar em San Matias apenas com uma perna. Bem... Chegou.




Mas la, decidimos pular o trecho de terra. E è um trecho muito grande, com poucas cidades no meio e pouca agua... Varias pessoas me alertaram sobre esta regiao depois de San Matias. Decidimos tomar um Autobus... e podemos constatar, que iamos nos arriscar demais neste trecho... Com distancias de 90, 100km entre as cidades. Entao Pegamos um onibus em San Matias para Santa Cruz de la Sierra. 700km de distancia, desses 700km cerca de 500km era de terra... Foi o muito cansativo enfrentar as 18 horas de viagem...


Cada passagem, custou 120 bolivianos. Coisa de 40 reais. Mais 60 bolivianos pelas bicicletas.


Entao gastamos 320 bolivianos, coisa de 100 reais.






Mas nao pensem que vamos pular esta parte da viagem e pronto. Pedalar menos. Vamos ficar uns 3 ou 4 dias aqui em Santa Cruz, para o joelho da Paloma melhorar e vamos pedalando para Uyuni, mais ao sul da Bolivia. Que nao estava no roteiro antes.

Vamos adicionar mais 500km a nossa viagem, passando por Uyuni.















Quero agradecer a todos que colaboraram com esta viagem, monetariamente e espiritualmente. A todos os apoiadores: Dante, da La roche Joalheria; Aurelio Caldas do Racnho Black River; Leandro da loja Bike Sport; Kleber da loja RK Bike; Josue da loja Brass Bike; Casinho do Caiçara Sanduiches Naturais; Eletroshow; A Valeria da Rede Igrejinha; Ao Milton Monstro; A Ana Suely e Elson; Aos meu pais Jose e Ceia; A Minha Avo Nair; A Simone e ao Gustavo. Ao pessoal do meu antigo churrasquinho da 106: Rui do Carmo, Nick Fralda, Cabao, Grilo, Silio, Aurelio, Casinho, Dante, Andre, Brinco, e por ai vai.... Valeu galera.


Pneu da Paloma.


Pneu do Fabio.




Um varal diferente.






domingo, 12 de abril de 2009




Agora estamos na Chapada dos Guimarães, 21 dias de viagem e 1100km pedalados.
Pois bem, saímos de Primavera do Leste, como sempre saímos mais tarde do que queriamos, umas 9h da manhã e tinhamos 120km pela frente. E sem nada no meio do caminho, apenas fazendas enormes de milho e algodão.
Logo na primeira parada, o primeiro pneu furado do dia. Arrumamos e: Estrada.
Quando era por volta de 3 da tarde, minha bicicleta começa a fazer um barulho estranho... E vi que a garupa tinha quebrado, e estava toda bamba. O jeito foi fazer uma gambiarra com cordas, tiras de borracha e fita crepe e seguir viagem, sabendo que não chegaríamos em Campo Verde no mesmo dia. Mas seguimos estrada.
Passamos pelo quilometro 306 da BR 070 de Mato Grosso e paramos para tirar foto. E lá o pneu fura novamente. E após arrumarmos, vimos um tatu de ponta cabeça na estrada, tentando se desvirar. Fui lá ajudar e estava atropelado, com o casco quebrado e saindo sangue pelo nariz. Deu pra ver um olhar triste nele, aceitando a morte. Levei ele para fora da pista e pensei em sacrificalo, mas não tive coragem. Deixei ele lá e fui embora em busca de água para cozinhar um macarrão e passar a noite na beira da estrada.

Pegamos água em uma fazenda e lá nos disseram que havia um posto de gasolina há 20km dali, eram 4 horas da tarde, então dava tempo de chegar lá antes do anoitecer.
Chegamos no posto, comemos 5 salgados e fomos dormir.


No dia seguinte, um pedal de 40km para chegar em Campo Verde e arrumar a bicicleta. Após várias tentativas arranjei um serralheiro para soldar a garupa. Os outros estavam com preguiça de fazer o serviço...
Arranjamos um hotel caro e abafado pra variar, e eu dormi umas 10 horas seguidas. Para no dia seguinte pedalar 80km até a Chapada dos Guimarães.
Alguns pneus furados, mas chegamos na Chapada. Antes de chegar na cidade, paramos num mirante. Lá muita gente veio nos cumprimentar, conversamos bastante, tiramos muitas fotos e conhecemos a Aurora, uma cicloturista famosa. Ela há alguns anos, pedalou do Rio Grande do Sul até Belém, se não me engano. E apareceu na TV e tudo mais. E ela estava lá, com a Rede Globo regional fazendo uma matéria. Ela se emocionou muito a nos encontrar, e nos emocionou também. Demos uma entrevista para o jornal e tiramos fotos. Bão demais.

Mas chegando na chapada, fomos recebido pelo Lucas, que gentilmente nos recebeu junto com a Shirlei, Bernardo e seus amigos, Valeu mesmo!

terça-feira, 7 de abril de 2009

1h mais cedo.

Oi pessoal! Estamos em Primavera do leste - MT.
Depois de 2 dias parados em Barra do Garças, com direito a cervejinha crystal e muito calor. Fomos em direção a General Carneiro, que daria 66km de pedal. Aconteceu que a chuva não deu trégua. Aos 33km pedalados, o tempo começou a fechar e na mesma hora estávamos passando pelo restaurante Galinha Caipira. Pronto, lá encostamos, pedimos um PF e a chuva não parou. E por lá mesmo ficamos, armamos a barraca e dormimos com dois cães nos vigiando.



No outro dia, cedinho, saímos em direção a outro restaurante, o do Xerin. Que fica a 20km depois da cidade de General Carneiro. Este dia pedalamos 53km até chegar no Xerin. E lá passamos mais uma noite na barraca, com a segurança de um cachorro e um gato. E lá fomos nós no outro dia cedinho em direção a Vila Paredão, distante 70km de onde estávamos. Com direito à uma reserva indígena no caminho. Mas todos nos alertaram quanto a esses índios, que não eram confiáveis.



Interagindo...
Janta.



E chegamos em Vila Paredão. Só que estávamos com 2 probleminhas. Nos restavam apenas 30 reais nas mãos e um trecho de 125km no dia seguinte. 125km este, que passavam por outra reserva indígena, e esses sim eram mais perigosos. Eles chegam a parar os carros no meio da estrada, armados, cobrando pedágio. Descolamos um hotel baratinho para passar a noite e tentar uma carona no dia seguinte.
Ah! No hotel, encontramos 2 caras que cruzaram com agente no meio da estrada. Eles estavam a bordo de uma Doblô com uma placa do DNIT atrás. E estavam cheios de computadores e laptops, e conversando com eles, descobri que eles tem o trabalho que eu adoraria de ter. Eles saem filmando as estradas e mandam esta filmagem para o DNIT. E ganham dinheiro pra isso! Hehehe!
Mas tá, no outro dia fizemos um plantão em um restaurante onde os caminhoneiros param pra almoçar. Lá, tentando conseguir uma carona... Conseguimos um almoço, e logo depois uma carnoa. Agradeço ao Odair, que nos trouxe até aqui, Primavera do Leste.

Ah! E pedalamos, tanto... mas tanto... que tivemos que ajustar os relógios em 1h, por causa do fuso horário.

E chegamos em Primavera do Leste, tentamos um desconto em alguma pousada, mas sem sucesso. Em cidades maiores é difícil conseguir desconto, ou coisas de graça. O negócio foi pagar 30 reais por um quarto. Mas conseguimos duas revisões em uma loja de bike aqui da cidade, daqui a pouco vamos lá pegar as bikes e tirar uma foto... Devemos ficar por aqui hoje, e sair amanhã bem cedo para campo verde. Há 110km daqui.







Número de celular aqui do Mato Grosso, quem quizer falar comigo é só ligar: 0 (XX) 66 99583755.


Estou muito feliz por ver tantos comentários, tanta vibração positiva para nossa vaigem. Agradeço a todos! Valeu!

quinta-feira, 2 de abril de 2009

Finalmente Mato Grosso.
Ontem cruzamos o Rio Araguaia, que divide os estados de Goiás e Mato Grosso. Passamos pelas cidades de Aragarças - GO e Barra do Garças - MT. e uma coisa que percebi assim que cheguei no Mato Grosso. Aqui tem muitos Índios, estou me sentindo em casa. Todos com cabelos de cuia e bambu na orelha.

Saímos de Ponte Alta do Araguaia para Barra do Garças, um pedal de 54km. E decidimos descansar por um dia aqui em Barra do Garças. Estou realmente precisando deste um dia de descanso, nas subidas não estava conseguindo render nada. Acho que deve ser fadiga muscular, por estar pedalando 4 dias seguidos.
Mas nada como um bom dia fazendo nada.



Gentilmente recebidos no Restaurante/Panificadora/Pousada Fortaleza



Rio Araguaia GO/MT



Rio Araguaia GO/MT


Acreditem, esta é a BR 070


Adaptação muito boa que este cadeirante fez numa moto Biz.




Estou aprendendo usar a câmera. Deixar o diafragma aberto... essas coisas.


A saga da água: De Aparecida do Rio Claro à Ponte Alta. Estávamos quase sem água, quando vimos estes buritis, e onde tem buriti tem água. Deu certo! Pegamos água neste riacho e bebemos logicamente filtrada, pelo filtro Lifestraw.



Aqui estávamos na pousada dos Pirineus, nos divertindo ao som de Trio Ternura - Vê se dá um Jeito nisso.


Ponto.